Enfermagem

Coordenação: Prof. Tarley Santos Oliveira
flyer2
Informações
Downloads

Sobre o Curso

Uma das profissões que mais se destacam na área da saúde, é a enfermagem. É reconhecida pelo seu compromisso em atender às necessidades do cuidado ao indivíduo, a família ou a comunidade, podendo atuar em diferentes áreas, sendo elas assistenciais, gerenciais ou educacionais em ambientes públicos ou privados.

As oportunidades em inserção profissional são diversas e o mercado de trabalho amplo, facilitando assim o desenvolvimento profissional em diferentes áreas de atuações.

A Faculdade Alvorada de Saúde tem por objetivo, formar profissionais generalistas e qualificados para o exercício da profissão de acordo com os princípios éticos e legais. Possuímos um diferencial atendendo o nosso público com aulas práticas em laboratório de disciplinas básicas, desde o 1º. Semestre.

Objetivo Geral

O curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Alvorada de Saúde objetiva oferecer ao aluno uma formação generalista e humanista, que possibilite o desenvolvimento da capacidade de reflexão e de crítica, e o habilite, enquanto profissional, a buscar mais conhecimentos, buscar atualização tecnológica, identificar as possibilidades de atuação com senso de responsabilidade social e compromisso com o indivíduo e a intervir nos problemas/situações de saúde-doença. 

Almeja-se promover no aluno a capacidade de desenvolvimento intelectual e profissional autônomo e permanente, assim como a formação de um enfermeiro educado para a cidadania e para participação plena na sociedade.

O Mercado de Trabalho

A transição do curso de graduação para o campo de trabalho é um processo desafiador para o recém-formado. Nesse momento da vida é intensa a preocupação e a ansiedade para o egresso, conseqüente da expectativa pela conquista do emprego e pelo início da prática das atividades para as quais foi preparado.

No caso do egresso do curso de graduação em Enfermagem as atividades que lhe são atribuídas estão previstas no artigo 11 da Lei nº 7.498/1986, que regulamentou o exercício da enfermagem. São elas:

  • Privativamente: a) direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem; b) organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços; c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de enfermagem; d) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem; e) consulta de enfermagem; f) prescrição da assistência de enfermagem; g) cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida; h) cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas;
  • Como integrante da equipe de saúde: a) participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde; b) participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde; c) prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde; d) participação em projetos de construção ou reforma de unidades de internação; e) prevenção e controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral; f) prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela durante a assistência de enfermagem; g) assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérpera; h) acompanhamento da evolução e do trabalho de parto; i) execução do parto sem distocia; j) educação visando à melhoria de saúde da população.

As atividades possíveis de serem executadas indicam a amplitude do mercado de trabalho para o egresso do curso de graduação em Enfermagem. Em síntese, constata-se que a participação dos Enfermeiros em todos os níveis de atenção à saúde é fundamental para o incremento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde e essenciais para o desenvolvimento social e humano da comunidade na qual está inserido.

Diante desse cenário, a Faculdade Alvorada de Saúde vislumbra que o egresso de seu curso de graduação em Enfermagem se encontrará em situação privilegiada, tendo em vista que o projeto pedagógico proposto, conforme já amplamente explanado nesse documento, está adequado para que o aluno adquira as competências que o habilitará a exercer as atividades profissionais que lhe são reservadas por lei.

Tendo presente, também, a necessidade de preparar o aluno para enfrentar esse momento, a Faculdade Alvorada de Saúde concluiu que a discussão sobre a entrada no mercado de trabalho do recém-formado merece destaque e deverá ser objeto de eventos institucionais a serem realizados nos semestres finais do curso.

Especificamente nos municípios que integram a Grande São Paulo, áreas de influência direta da Faculdade Alvorada de Saúde, estão disponíveis equipamentos, serviços e unidades de atendimento que requerem a constante atuação do profissional de enfermagem e serão espaços de absorção dos egressos.

Rolar para cima
Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Faculdade Alvorada Saúde
Olá!
Podemos te ajudar?
Sinta-se à vontade para falar conosco.